Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2015

Palestra PARA TODOS em Duartina: "Namoro ou união estável - alguns aspectos"


No último domingo, dia 19 de julho de 2015, às 14h30, na sede do Rotary Club de Duartina, o Caminho do Bem realizou a Palestra PARA TODOS gratuita sobre direito de família "É união estável ou namoro? Alguns aspectos" com o advogado duartinense Sérgio Saliba Murad


Na palestra, Sérgio Murad, que tem bastante conhecimento em direito de família, falou de alguns aspectos do que configura a união estável. Aprendemos que, mesmo se você namorar uma pessoa e vocês morarem separados, isso já pode configurar uma união estável! O fato de não morar junto não é impedimento.



Veja algumas fotos da palestra e confira na sequência um breve currículo do nosso querido palestrante! Agradecemos a ele e a todos os que saíram de suas casas no domingo à tarde para participar dessa palestra super interessante. Se não pôde ir nessa, curta a página do Caminho do Bem no Facebook para não perder nosso próximo evento!






Plantio coletivo - Parceria Projeto Fruto Urbano e Caminho do Bem


No último domingo, dia 19 de julho de 2015, às 9 da manhã, os Projetos FrutoUrbano de Bauru e Caminho do Bem de Duartina uniram forças e fizeram um plantiocoletivo de 70 mudas na praça localizada na Vila Duartina, com saída para Lucianópolis.

A Prefeitura Municipal de Duartina doou 10 mudas ao plantio e o restante foi comprado e doado pelos próprios voluntários do projeto. Os voluntários também levaram as ferramentas, garrafas de água e a vontade necessárias para a realização do plantio. Foi uma manhã de domingo especial, em que vários duartinenses e bauruenses se mobilizaram para um bem comum: arborizar uma área e transformá-la em um futuro bosque, repleto de sombra e frutas para as pessoas e para os pássaros.

Estiveram presentes no plantio moradores de Duartina e Bauru, empresários, professores e muitas crianças, cidadãos engajados e preocupados com o meio ambiente. Em breve, os grupos organizarão outros plantios. Para saber quando será o próximo, curta as páginas do Projeto Fruto Urbano e do Caminho do Bem no Facebook e lá você saberá de tudo, além de ver mais fotos dos plantios e conhecer melhor as duas iniciativas.


O Projeto Fruto Urbano

Fundado no início de 2014 em Bauru, o projeto totalmente independente e financiado quase que integralmente por seus membros, tem como objetivo principal incentivar e facilitar o plantio de árvores frutíferas pelas cidades, respeitando as características específicas de cada formação vegetal, reduzindo assim o calor para as pessoas com mais sombras, proporcionando melhor qualidade de vida no espaço urbano coletivo, ampliando a oferta de frutas regionais e colaborando para o desenvolvimento de um meio ambiente que favoreça o incremento de espécies de aves no contexto urbano. "Queremos inspirar indivíduos e grupos de pessoas a plantarem árvores em suas cidades. Temos um longo trabalho pela frente, um país inteiro para reflorestar e centenas de cidades para arborizar, mas o importante é que já começamos", comemora Miguel Axcar, um dos fundadores do projeto.

O Projeto Caminho do Bem
Criado em janeiro de 2015, o Caminho do Bem é uma iniciativa composta de página no Facebook + blog + informativo periódico impresso cujo objetivo é desenvolver e divulgar ações e conteúdos que informem e empoderem as pessoas para que possam viver uma vida mais significativa, com mais qualidade e sustentável local e globalmente.
As primeiras ações locais do Caminho do Bem aconteceram no último dia 19 de julho em Duartina, sendo que, de manhã, foi realizado o plantio em parceria com o Projeto Fruto Urbano e, no mesmo dia à tarde, uma palestra com o advogado duartinense Sérgio Saliba Murad sobre união estável na sede do Rotary Club de Duartina. “Realmente acredito que o mundo pode ser um lugar melhor para se viver e que, com pequenas atitudes do bem diárias e constantes, podemos concretizar esse sonho. Informação é poder e é esse o objetivo maior do Caminho do Bem: informar”, afirma Ana Paula Carvalho Viegas, idealizadora do projeto.


Texto: Ana Paula Carvalho Viegas
Fotos: Jamile Axcar






 








Minhas leituras da semana - 13 a 19 de julho

Cidades e sustentabilidade 
Energia solar fotovoltaica por André Trigueiro
A sobrevivência da humanidade dependerá de nossa alfabetização ecológica
Permacultura: revolução silenciosa acontecendo AGORA - parte 1

Permacultura: revolução silenciosa acontecendo AGORA - parte 2

Trabalho
Como definir prioridades e metas