Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

TEXTÃO PRA FALAR DE ÁRVORES

🦜🌳🌱💦🍒


Tenho observado (acho que como outras pessoas) a quantidade de árvores que estão sendo cortadas ou drasticamente podadas em Duartina recentemente. 

Fruto Urbano solicitou este ano na Câmara de Vereadores que nossos edis pedissem ao departamento da prefeitura (ao qual cabe esse trabalho) um mapa das áreas verdes públicas da cidade para podermos retomar nosso trabalho. Até agora não obtivemos resposta alguma de ninguém. Já vai fazer 2 anos que esperamos por esse mapa. É, 2 ANOS. Quando a nova administração assumiu, em janeiro de 2016, prometeram ao Fruto Urbano Duartina esse mapa. Promessa ainda não cumprida. A impressão que me dá é que melhorar a qualidade de vida da nossa cidade com melhor qualidade do ar, clima mais ameno, sombra, proteção do solo, alimento para a população e para os animais não seja uma prioridade do governo local.

No entanto, enquanto isso, eu e o Leo continuamos nos dedicando à causa, fazendo mudas em casa e posteriormente plantando-as ou, quando possível, distribuindo a amigos que querem plantar em suas calçadas, casas ou sítios. Além disso, continuamos cuidando com muito amor e dedicação dos 3 ipês que temos plantado na calçada do nosso lar e das diversas árvores que plantamos na chácara dos meus pais.


Muita gente parece que só lembra das árvores nessa época do ano. Que tal, em vez de só apontarmos o dedo a quem claramente não se importa, a gente arregaçar as mangas e começar a fazer a diferença? Que tal você plantar uma árvore na calçada da sua casa, em vez de ficar amaldiçoando e odiando as árvores quando as folhas caem? Escolha uma árvore adequada. Não recomendo o oiti, por exemplo, que é a árvore que mais vemos em Duartina, e que solta folhas o ano todo, daí as pessoas pegarem raiva de árvore (que horror!).


Minha sugestão, que aprendi com o Gandhi, é que você SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO. 


Seja a mudança. Faça você algo para mudar as coisas. Pare de esperar por um salvador que vá resolver todos os problemas da cidade, do estado, do país, do planeta. Ele nunca virá. A solução está dentro de cada um de nós. Plante hoje mesmo uma árvore na sua calçada.


E sempre que você se deparar com algo que considera errado, pergunte a si mesmo o que você pode fazer para melhorar essa realidade.