Páginas

domingo, 21 de junho de 2015

Minhas leituras da semana - 15 a 21 de junho

A partir de agora, pretendo publicar semanalmente (em geral no domingo ou na segunda de manhã) uma lista com as matérias que li na internet durante a semana anterior que mais me marcaram e me trouxeram informações importantes. É uma maneira de eu guardar essas informações em algum lugar pra mim e de compartilhar essas dicas pra quem estiver interessado, se é que alguém lê esse blog, além de mim.

Relacionamento

Dá para organizar um relacionamento? Especial Dia dos Namorados
Um texto muito bom da Thaís Godinho, do blog Vida Organizada, em que ela fala do relacionamento dela e do marido, mas que contém várias dicas para qualquer casal. Vale muito a leitura.

Clique para humilhar
Matéria do UOL TAB sobre como os atos de curtir e compartilhar determinadas coisas na internet podem prejudicar as pessoas, até causando suicídios.

Produtividade
Como tornar o estudo mais produtivo
5 dicas de email

Sustentabilidade / Caminho do Bem
Documentos traduzidos do Transition Towns para o português
Manual das iniciativas de transição
O que é permacultura
Carta da Terra
Dicas sustentáveis para uma vida melhor (ideia: imprimir cartazes com as dicas de ecologia interna e externa e espalhar por postes da cidade)
Os segredos da cidade onde todo mundo planta, colhe e consegue ter uma alimentação saudável
How to Make an Attractive City

Papa Francisco escreve encíclica "verde" e "ambientalista"
Uma encíclica para mudar o mundo
Nesta semana, foi divulgado que o Papa Francisco escreveu um texto de 200 páginas sobre o meio ambiente, alertando as pessoas sobre essa questão e afirmando que precisamos todos fazer algo para mudar essa situação. É a primeira vez que um papa aborda esse assunto.

Carreira
Mudança de plano
Documentário de 20 minutos que conta a história de 3 pessoas que mudaram de profissões, pois não estavam felizes com a vida que levavam nem concordavam com seu estilo de vida.

Educação
Learning vs. Thinking (palestra incrível no TED-ED do prodígio adolescente Jacob Barnett)

Corrida e saúde
Garmin Forerunner 110 In Depth Product Review

Tradução
"My two cents" idiomatic expression

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Noite de outono quase inverno

Ziggy dormindo no chão e Kaya confortavelmente no sofá, sobre as almofadas e compartilhando a coberta comigo. Amo muito tudo isso.


segunda-feira, 8 de junho de 2015

Livro "Não procure fora o que está dentro de você"


No dia 10 de maio de 2015, sorteamos pela nossa página do Facebook, o livro "Não procure fora o que está dentro de você", do psicólogo Francisco Romão, que classifica sua obra como programa, pois além de fornecer métodos que devem ser seguidos para que você atinja suas metas, o livro pede a participação do leitor para preencher por escrito suas próprias metas profissionais, financeiras, familiares, espirituais, mentais, físicas e sociais. “Quando lançamos metas por escrito e com tempo determinado para a realização, os objetivos não ficam apenas no campo das ideias. É um jeito de cobrar o que prometeu a você mesmo”, afirma Francisco.

Para participar do sorteio, bastavam 3 passos:
1) Curtir a página do Caminho do Bem no Facebook
2) Confirmar presença no evento clicando em "Participar"
3) Fazer um comentário na página do evento no Facebook dando alguma ideia de como podemos transformar para melhor nosso bairro, nossa comunidade ou nossa cidade.

125 pessoas de várias cidades participaram do sorteio online, mas quem ganhou foi a duartinense Maria Julia Bertolo. A entrega do livro foi feita no dia 17 de maio e Maria Julia ficou tão feliz por ter ganhado e gostou tanto do livro, que comprou um outro para presentear um amigo!


Ana Paula do Caminho do Bem e a vencedora do livro Maria Julia
Se você também está interessado em comprar o livro, ele está à venda por R$ 28,00 na Multiclínica, localizada à Rua Domiciano Aredes, 180, em Duartina-SP. Para mais informações, ligue 14 3282-4156.

domingo, 7 de junho de 2015

A educação está proibida


Assisti um tempo atrás o documentário "A Educação Proibida" e gostei muito do trecho abaixo, que é um resumo do que trata o filme. Vale a pena assistir.

"Hoje em dia, a educação está proibida. Muito pouco do que acontece em nossa escola é verdadeiramente importante. E as coisas que importam não se escrevem em nenhum caderno nem em nenhuma pasta. Como nos encontramos com a vida? Como enfrentar as dificuldades? Não sabemos. Falam muito de educação, progresso, democracia, liberdade, um mundo melhor, mas nada disso acontece. Nas aulas, nos ensinam a estar longe um dos outros e a competir por coisas que não têm valor. Pais e professores não nos escutam. Não nos perguntam nunca o que opinamos. Não têm ideia do que sentimos, o que pensamos, o que queremos fazer. 
Não seria maravilhoso se pudéssemos escolher diariamente ir à escola? Que seja nossa escolha, não dos nossos pais. Que a escola seja um lugar lindo, onde se possa desfrutar, onde se possa brincar, onde possamos ser livres, onde se possa escolher o que aprender e como aprender. Ensinem-nos que as coisas podem ser diferentes. Esse é o exemplo que vocês têm que nos dar. Suas expectativas são suas, não são nossas. E enquanto continuarem tendo-as, vamos continuar falhando.
Por tudo isso, dizemos 'chega!'. Chega de decidir por nós, chega de nos qualificar, chega de nos impor. Nem as ciências, nem as provas, nem os diplomas nos definem. Estamos aqui para isto: para falar, para compartilhar nossas ideias. Aprender que as coisas podem mudar. Nós vamos decidir o que queremos ser, fazer, sentir ou pensar.
Acreditamos que a educação está proibida. Não por culpa das famílias, não por culpa das crianças, não por culpa dos docentes. Todos proibimos a educação. Cada vez que você escolhe olhar para o outro lado, em vez de escutar. Cada vez que escolhe a meta, em lugar do trajeto. Cada vez que deixamos tudo igual, em lugar de tentar algo novo. Quer seja professor, quer seja aluno, quer seja pai, seja que for, ajude-nos. A educação tem que avançar. Tem que crescer. Tem que mudar.
Encontrar-nos com os outros, conhecer e explorar suas experiências, trocar ideias e levá-las à nossa realidade. Essa é a nossa proposta e começa hoje mesmo. A educação provida."

Árvores para plantar em Duartina


Ipês amarelos
 A fim de incentivar o plantio de árvores na cidade, a prefeitura de Duartina, como várias outras prefeituras país afora, fornece mudas (e até prepara o local de plantio) de algumas árvores indicadas para serem plantadas nas calçadas da cidade. Infelizmente, o projeto não é muito divulgado e praticamente não é promovido. O que acontece é que a prefeitura acaba esperando que a população vá atrás, entrando em contato por livre e espontânea vontade, se deseja ter uma árvore na sua calçada.
Como um dos objetivos do Caminho do Bem é promover a sustentabilidade, decidimos fazer essa postagem para divulgar os tipos de árvores fornecidas pela prefeitura de Duartina com algumas fotos para você ter uma ideia de como a árvore ficará quando ela ficar maior.
Esperamos que, com isso, você fique incentivado a adotar uma árvore e embelezar a cidade, além dos vários outros bons motivos para se plantar uma árvore, como indicamos em uma postagem anterior
Se você não mora em Duartina, mas ficou com vontade de embelezar sua casa e fazer o bem para o planeta, entre em contato com a prefeitura de sua cidade, com o departamento de meio ambiente, para saber como conseguir uma muda ou saber onde comprar.

Abaixo estão as árvores disponibilizadas pela prefeitura de Duartina:

Acácia

Ipê amarelo

Manacá da serra

Quaresmeira
Fotos encontradas pelo Google