Assisti um tempo atrás o documentário "A Educação Proibida" e gostei muito do trecho abaixo, que é um resumo do que trata o filme. Vale a pena assistir.
"Hoje em dia, a educação está proibida. Muito pouco do que acontece em nossa escola é verdadeiramente importante. E as coisas que importam não se escrevem em nenhum caderno nem em nenhuma pasta. Como nos encontramos com a vida? Como enfrentar as dificuldades? Não sabemos. Falam muito de educação, progresso, democracia, liberdade, um mundo melhor, mas nada disso acontece. Nas aulas, nos ensinam a estar longe um dos outros e a competir por coisas que não têm valor. Pais e professores não nos escutam. Não nos perguntam nunca o que opinamos. Não têm ideia do que sentimos, o que pensamos, o que queremos fazer.
Não seria maravilhoso se pudéssemos escolher diariamente ir à escola? Que seja nossa escolha, não dos nossos pais. Que a escola seja um lugar lindo, onde se possa desfrutar, onde se possa brincar, onde possamos ser livres, onde se possa escolher o que aprender e como aprender. Ensinem-nos que as coisas podem ser diferentes. Esse é o exemplo que vocês têm que nos dar. Suas expectativas são suas, não são nossas. E enquanto continuarem tendo-as, vamos continuar falhando.
Por tudo isso, dizemos 'chega!'. Chega de decidir por nós, chega de nos qualificar, chega de nos impor. Nem as ciências, nem as provas, nem os diplomas nos definem. Estamos aqui para isto: para falar, para compartilhar nossas ideias. Aprender que as coisas podem mudar. Nós vamos decidir o que queremos ser, fazer, sentir ou pensar.
Acreditamos que a educação está proibida. Não por culpa das famílias, não por culpa das crianças, não por culpa dos docentes. Todos proibimos a educação. Cada vez que você escolhe olhar para o outro lado, em vez de escutar. Cada vez que escolhe a meta, em lugar do trajeto. Cada vez que deixamos tudo igual, em lugar de tentar algo novo. Quer seja professor, quer seja aluno, quer seja pai, seja que for, ajude-nos. A educação tem que avançar. Tem que crescer. Tem que mudar.
Encontrar-nos com os outros, conhecer e explorar suas experiências, trocar ideias e levá-las à nossa realidade. Essa é a nossa proposta e começa hoje mesmo. A educação provida."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente com respeito e educação!
Comentários desrespeitosos não serão publicados. ;-)