Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Por que diminuir o uso de sacolas plásticas


Por serem leves, os sacos e sacolas plásticas voam com o vento, indo parar em árvores, arbustos, fios de alta tensão, gramados, beiras de estrada, rios, lagos, oceanos – ou seja, acabam poluindo as cidades e a natureza. 

Muitas sacolas plásticas acabam em bueiros nas cidades, agravando o problema das enchentes, pois impedem a drenagem das águas das chuvas. Sacos plásticos abandonados também são depósito de água das chuvas e podem ajudar na proliferação do mosquito da dengue. 

Os sacos e sacolas que chegam até a natureza são confundidos com comida por animais, que as ingerem e morrem engasgados – tartarugas marinhas confundem as sacolas plásticas com águas-vivas. Outros animais menores morrem ao se enroscarem no plástico. Na Índia, centenas de vacas morrem por ano ao ingerirem sacos plásticos com restos de alimentos. 



Estima-se que mais de 100 mil mamíferos e pássaros morram por ano devido à ingestão de sacos plásticos, e sequer temos ideia de quantos peixes. O plástico leva centenas de anos para se degradar, então não é demais pensar que uma mesma sacolinha possa matar mais de um animal durante sua permanência na natureza. 

De alguma forma, também a produção de sacolas plásticas dá a sua contribuição para o aquecimento global, porque os processos de refino do petróleo e fabricação das sacolas consomem energia, água e liberam efluentes e emitem gases poluentes. 100 milhões de sacolas plásticas precisam de 1,5 milhão de litros de petróleo para serem produzidas e causam a emissão de 4,2 mil toneladas de CO2. 


Mas como substituir a sacola plástica?

É possível diminuir o uso das sacolas plásticas, algumas atitudes podem ajudar e muito nessa conquista:

- Leve sua própria sacola na hora das compras. Não importa se a quantidade não é suficiente, pelo menos boa parte das sacolas destinadas a isso não serão utilizadas.
- Use ecobags ou sacolas de feira. Elas são feitas de matérias resistentes e podem ser utilizadas por muito tempo.
- Se precisar transportar um grande número 
de compras, opte pelo uso das caixas de papelão.

Como reutilizar a sacola plástica?

A forma mais comum de reutilização é como sacos de lixo residencial. Mas elas também podem servir como uma série de outras coisas:

- Use as sacolas como um protetor de objetos antes de guardá-los.
- Procure manter um estoque dentro da bolsa – elas poderão ser úteis nas mais variadas situações, inclusive na hora de voltar ao supermercado.
- Reutilize para apanhar dejetos do seu animal de estimação.
- Na hora de proteger objetos frágeis durante uma mudança, por exemplo, amasse-as em pequenas bolas e use-as como proteção na hora de transportar.
- Use-as como luvas, na hora da limpeza, por exemplo.
- Quando planejar projetos artísticos ou trabalhos escolares que envolvam tinta ou cola, estenda as sacolas sobre a mesa, facilitando a limpeza final.

Essas são apenas algumas ideias. Seja criativx e encontre uma forma de uso que atenda as suas necessidades. E, sempre que possível, use sacolas reutilizáveis na hora das suas compras.



Opções de sacolas para substituir as de plástico

- Sacolas retornáveis: são de tecidos, como bolsas, em geral grandes e servem para carregar muitas compras. Mercados e lojas já vendem e modelos bonitos são o que não faltam.

- Sacolas recicladas: são feitas com materiais como os da Caixinha de Leite Tetra Pak. Além de recicladas, essas bolsas têm propriedades térmicas.

- Sacolas biodegradáveis: são uma opção de sacolas plásticas, porém desenvolvidas com novas tecnologias que as tornam oxibiodegradáveis. Alguns estados ainda vetam essa modalidade porque as sacolas necessitariam de aditivos químicos que também teriam impactos ambientais.



E aí, bora adotar essa prática? 

Fontes:
www.sacoeumsaco.gov.br
www.semsacolaplastica.com.br
http://ecoargoiania.blogspot.com.br/2013/08/10-evite-sacolas-plasticas-50atitudes.html
http://not1.xpg.uol.com.br/sacolas-sustentaveis-retornaveis-e-ecologicas-comprar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com respeito e educação!
Comentários desrespeitosos não serão publicados. ;-)