Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Sobre ecologia e alimentação

Texto de Talita Silva Xavier (daqui)



Conversa rapidinha (e, talvez, desagradável) sobre ecologia e alimentação

O planeta não foi feito pra estar cheio de gente comendo carne todo dia. É preciso repensar nosso padrão de consumo.

Não adianta não usar canudo e demais descartáveis, mas comer animais marinhos. Pesquise sobre efeitos da pesca, como as redes prejudicam os animais e poluem o mar. (1)

Não adianta se preocupar com a Amazônia e continuar comendo bife. O que não vira pasto é desmatado pra cultivo de grãos - transgênicos - que alimentam gado. (2)

Não adianta se preocupar com a crise de água potável, mas comer bicho, criação de animais pra consumo humano -peixe, boi, porco, galinha... - polui lençol freático, rios, lagos e oceanos com pesticidas, antibióticos e, literalmente, merda contaminada. (3)

Se preocupa com o ar, tenta usar pouco carro, vai de bicicleta? Pois a emissão de gases de todos os meios de transporte juntos é inferior ao tanto de poluente que a pecuária solta na atmosfera. (4)

Isso sem falar que essa indústria é cruel, sem mencionar que animais sentem dor e medo. Também não vou abordar as questões humanitárias, como trabalho escravo, invasão de terras indígenas e fome.

Eu sei que não dá pra gente ter um consumo totalmente ético, mas é bem possível fazer escolhas que vão fuder menos o planeta.

Não espere um hambúrguer ou queijo vegetal idêntico ao de origem animal. Se permita descobrir novos sabores, comer sem matar nem torturar, viver com compaixão. ♥️🌱

p.s.: Seus dentes caninos não foram feitos pra comer carne, você não é um leão. Você é mais próximo de um macaco, seus caninos servem pra segurar uma banana enquanto você usa as mãos pra subir numa árvore.

-

(1) https://exame.abril.com.br/brasil/o-fantasmaque-ameaca-quase-70-mil-animais-marinhos-por-dia-no-brasil/

(2) https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2018/04/maior-parte-dos-graos-vira-racao-e-nao-alimento-humano.html

https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2017/09/05/pecuaria-e-responsavel-por-65-do-desmatamento-da-amazonia.htm

(3) https://www.tribunapr.com.br/arquivo/tecnologia/impacto-da-agropecuaria-no-solo-e-lencois-freaticos/

(4) https://www.ecycle.com.br/component/content/article/63-meio-ambiente/3908-muito-alem-da-exploracao-animal-criacao-gado-promove-gastos-recursos-naturais-danos-ambientais-em-escala-estratosferica-emissoes-gases-uso-agua-terra-alimento-desmatamento-pastagem-residuos-contaminacao-exploracao-excessiva-fome-pesticidas-pegada.html

domingo, 31 de março de 2019

CARTA MANIFESTO: Sobre o fim do Cultura Viva na Praça de Duartina

Caros entusiastas da cultura e da leitura que se darão o trabalho de ler estas palavras até o final,
Resistimos. E eu, Ana Paula Viegas, contando o tempo todo com o apoio integral do meu marido, companheiro e amigo Leonardo Viegas Pereira, resisti enquanto foi possível. É com um sentimento de resignação que comunico o fim do projeto Cultura Viva na Praça. Após mais de três anos de muita persistência, chego à conclusão que a cultura neste país só terá lugar no dia em que houver políticas públicas sérias e de longo prazo que deem a devida importância a essa que deveria ser parte integrante, sempre presente, de toda comunidade, e também se houver interesse legítimo da sociedade em cultura. Vou escolher outras batalhas agora.
Nesses três anos, busquei caminhos, pedi apoios e pensei e repensei em estratégias para que o projeto cumprisse sua missão de incentivar a leitura; depois a cultura; mostrar a importância do brincar; ocupar a praça de nossa cidade; tirar, pelo menos um pouco, as pessoas, e principalmente as crianças, da frente da tela, despertando-as para um convívio social mais enriquecedor.
Mas o meu querer e apenas a minha vontade de fazer isso acontecer não são e não serão suficientes nesse caso. Para o Cultura Viva na Praça, e penso que para qualquer iniciativa desse tipo, avançar e proporcionar mais opções para a cidade, é preciso dinheiro e envolvimento compromissado do poder público e da comunidade e, no momento, essa solução está indisponível. Indisponível e sem previsão de estar disponível, pois, em geral, a cultura e a arte não são colocadas na pauta de nenhum governo porque não são consideradas importantes. São consideradas acessórios, itens supérfluos. O que ocorre não é só uma ausência de política, mas uma política de ausência, como ouvi outro dia do ator Celso Frateschi. Ele diz, e eu também concordo, que o não investimento em cultura, arte e educação é intencional, pois assim o sistema tem cidadãos consumidores não muito inteligentes que, sem muito juízo crítico, aceitam e compram apenas aquilo o que ele quer oferecer. Para grande parte dos prefeitos, governadores, presidente, ministros e grande parte de seus funcionários que ocupam posições de liderança no sistema, cultura, arte e educação não dão lucro. De fato, seus benefícios são muito intangíveis, mas é inegável que eles existem. Vide qualquer índice de países desenvolvidos que investem nessas áreas em relação aos índices do nosso país.
Fazer cultura, fazer arte, é um ofício, uma ocupação, uma atividade que precisa ser valorizada como qualquer outra para o bem e preservação da humanidade. Afinal, não é só o que nos diferencia dos outros animais, mas é parte importante da economia e geração de riqueza de um país. Investir em cultura deveria ser política de Estado (com letra maiúscula mesmo), projeto de nação. A cultura tem que ser pensada de forma estratégica, envolvendo educação e ação social. Mas o que vemos é que não se tem uma visão humanista, não há interesse em investir na nossa gente, no cidadão, em cidadania. E a sociedade informada também não cobra isso; não se mobiliza em peso em torno dessa questão. Isso porque tampouco enxerga a importância e o valor de um projeto como o Cultura Viva na Praça. Muitas pessoas dizem que livros são caros, que não têm dinheiro para comprá-los, mas contamos com mais de mil livros no projeto, e livros bons, e as pessoas em geral simplesmente não os procuravam. Eram poucos os leitores assíduos que estavam, a princípio semanalmente, depois mensalmente, no projeto procurando uma leitura para enriquecer seus conhecimentos. Mas também esses leitores foram escasseando com o tempo, demonstrando um desinteresse claro das pessoas em geral pela leitura. Também é importante lembrar que todos os que estavam na praça para fazer o projeto acontecer eram voluntários e eu coloquei não só meu trabalho voluntário, mas também meu dinheiro para esse projeto continuar acontecendo. Sem ter nada em troca, que fique claro. Nunca ganhei um real com esse projeto, muito pelo contrário. Fazer um projeto acontecer primeiro semanalmente por dois anos e meio, depois quinzenalmente e mensalmente; pensar em atividades para levar à praça por três anos; engajar voluntários; tentar mostrar a importância do projeto a uma sociedade que, em geral, só está interessada em consumir conteúdos rápidos e prontos pelo celular é uma tarefa que demanda muita energia e tempo. E cheguei ao meu limite.
É realmente lamentável, pois continuo acreditando piamente que o caminho para a mudança e melhoria de qualquer nação, povo, comunidade, é pela educação e pela cultura juntas e pelo bom convívio social, de preferência em meio à natureza.
A você que está lendo, quer fazer algo para mudar nossa realidade, tem filhos, sobrinhos, netos, afilhados, alunos, ou simplesmente quer ajudar a dar um futuro melhor para as crianças, a mensagem que eu gostaria de deixar é esta:
- Participe ativamente da educação e da formação dessa criança.
- Não terceirize essa responsabilidade para um dispositivo eletrônico, uma tela.
- Mostre a essa criança a importância de cuidarmos do meio ambiente, pois não existe Planeta B. Não há Plano B. Precisamos cuidar deste em que vivemos. Precisamos plantar árvores, e não cortá-las. Precisamos consumir menos de tudo; plásticos especialmente.
- Esteja atento à alimentação dessa criança, e à sua também, afinal você é um modelo para ela. Diminua o consumo de industrializados ao máximo. Nutra seu corpo com consciência. Tenha uma alimentação baseada em plantas o quanto for possível.
- Brinque com essa criança. De preferência na natureza e com outras pessoas.
- Ensine essa criança a ter respeito por outras pessoas diferentes dela e a ser tolerante.
- Leve essa criança a museus. Exponha essa criança à arte e cultura de todos os tipos. E conversem sobre isso.
- Passeie com essa criança em lugares que a elevem para um bom convívio em sociedade, não apenas em shopping centers, que, em geral, apenas incentivam um consumo desnecessário de bens.
- E leia para essa criança. À noite, de dia, quando e sempre que puder. Todos os dias, crie espaço para a leitura nas suas vidas. Faça disso um hábito.
- Dê a essa criança livros de presente. E esteja presente na vida dessa criança.
Isso tudo é resistir e fazer a diferença.
Seja a mudança que deseja ver no mundo. Cada ser humano pode e deve ajudar a tornar esse planeta um lugar melhor.
Ana Paula Viegas
P.S. 1: A quem estiver se perguntando, as contribuições feitas à nossa última vaquinha já foram devolvidas aos que contribuíram. Com relação aos livros, eles ficarão guardados em local protegido até que eu arrume um novo e bom lar para todos eles, onde possam cumprir seu papel.
P.S. 2: Se ficou com algum livro do projeto e pretende devolver, mande uma mensagem privada para mim (Ana Paula) para combinarmos a entrega.
P.S. 3: Uma pesquisa (e alerta) atual sobre os hábitos de leitura das crianças e adolescentes brasileiros para quem estiver interessado:https://goo.gl/SFQXxn

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

SOBRE O NOSSO EGOÍSMO DE CADA DIA E BRUMADINHO


O que aconteceu em Brumadinho se resume a duas palavras, e a segunda é um braço da primeira:
EGOÍSMO e GANÂNCIA.

Ganância de dirigentes de uma empresa que fatura bilhões de reais por ano e, ainda assim, para continuar faturando cada vez mais, passa por cima de tudo e de todos, para satisfazer os seus desejos de mais dinheiro e coisas materiais. É o egoísmo do homem matando pessoas, animais, plantas, destruindo vidas, famílias, o meio ambiente e tudo o que vê pela frente.

Mas será que, no nosso dia a dia (e eu me incluo, pois, apesar de buscar melhorar e evoluir a cada dia, sou um ser cheio de falhas), não somos como esses homens egoístas colocando os nossos desejos na frente de tudo, sem pensar no que estamos causando às outras pessoas, sejam elas quem forem, amigo, parente, vizinho, inimigo, desconhecido?

Será que quando alguém por engano dá o troco a mais pra gente, quando compramos algo, avisamos e devolvemos o dinheiro?

Será que quando saímos pra comer e o garçom esquece de anotar aquele sanduíche, aquela água, aquele chope, e nós percebemos, na hora de pagar a conta, a gente avisa e paga por tudo o que consumiu?

Será que não usamos a frase “Não tenho dinheiro” constantemente na nossa vida pras outras pessoas, e até quando devemos dinheiro a elas, mas, assim que aparece uma oportunidade de comprarmos para nós uma pizza, um celular novo, uma bicicleta, um carro, fazer aquela viagem, qualquer coisa, o dinheiro aparece magicamente nas nossas mãos?

Todos esses são exemplos de como também somos egoístas nas nossas vidas, assim como os dirigentes da Vale e os responsáveis por fiscalizar esse tipo de empresa e serviço.

Quando queremos satisfazer os nossos desejos, fazemos o que queremos, mesmo que isso prejudique de alguma forma outras pessoas, famílias, comunidades, cidades, animais, árvores, o lugar onde vivemos, nosso planeta. Pensamos em nós em primeiro lugar. Somos egoístas e gananciosos. Queremos garantir sempre o nosso primeiro.

Que tal a gente repensar cada segundo do nosso dia para analisar se aquela nossa atitude não está prejudicando alguém ou algo?

No dia em que formos capazes de fazer isso nas “pequenas coisas” do nosso dia a dia, de não deixar nossa “necessidade” constante de satisfazer nosso consumo, pequenos desejos, prazeres fugazes, eventos como o de Brumadinho, o de Abadiânia (para citar outro caso que tem a ver com a satisfação de desejos que prejudica centenas de pessoas) e diversos outros, acontecerão menos até o dia em que não acontecerão mais.

Em vez de apontar o dedo e colocar a culpa no outro, vamos refletir sobre qual é a parte que nos cabe nisso tudo. O que estamos fazendo para perpetuar esse modo de vida ou mudá-lo?

O mundo será diferente quando nós formos diferentes. Vamos perseguir o ensinamento que Gandhi nos deixou: Sejamos a mudança que desejamos ver no mundo.

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Minha coleção de frases

Se você tem dúvidas, é porque está mal informado. Millôr Fernandes

Tentar de novo. Falhar de novo. Falhar melhor. Emanuel Aragão

se eu não for por mim, quem o será? mas, se eu for só por mim, que serei eu? se não agora, quando? Rabino Hilel

A aranha te ataca porque ela está com medo. Não por maldade. E para onde o medo empurra as pessoas? Ele faz você fazer o que não queria. Emicida

“A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.” Ralph Waldo Emerson 


“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passo e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu jamais deixe de caminhar.” Eduardo Galeano

Pra eliminar o mal, é preciso iluminar, levar luz.

Não se vence a cultura do ódio sem cultivar coisas positivas. Arnaldo Antunes

"Memória é conexão, é relacionamento com as pessoas. Se perdemos a nossa memória, perdemos a conexão com quem é aquilo que nos cerca. Por isso é fundamental preservarmos a nossa memória, a memória da nossa comunidade, da comunidade duartinense, para noa relacionarmos com nossas origens, nossos antepassados

Lembrança, memória e identidade

Filme Netflix jogos da memória

A cultura é a soma das memórias valiosas e importantes de uma sociedade através da história. Em última análise, cultura é memória."

Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro. Heródoto

O melhor indicador para prever o futuro é olhar para o presente e entender como o passado influencia o presente.

"Três Ts: Trabalho - criar, imitar Deus com as mãos , trabalho estável Teto - casa, sentido da família Terra - frutos , comer e beber" Papa Francisco


"O próximo buda será um coletivo." Thich Nhat Hanh

"Nós não precisamos perguntar se os animais são capazes de pensar ou de se comunicar, basta sabermos se são capazes de sofrer." Jeremy Bentam
"A missão do superior é a de amparar o inferior e educá-lo. Sem amor para com os inferiores, não podemos aguardar a proteção dos superiores." André Luiz, mentor Alexandre
"Disciplina: fazer o necessário para manter a consciência elevada." Délia Guzman

"Recebei como obrigação sagrada o dever de amparar os animais. Estendei até eles a vossa concepção de solidariedade." Emmanuel

"Que nós nos lembremos de nossas maiores aspirações e possamos trazer nossas dádivas de amor e de trabalho para o altar da humanidade. Que nos lembremos uma vez mais de que não somos seres isolados, mas conectados em mistério e encantamento a este Universo, a esta comunidade, e uns aos outros." Karen Tse

"A felicidade consiste em três pontos: trabalho, paz e saúde." Abílio Guerra Junqueiro

"Run to the rescue with love and peace will follow." River Phoenix

“Eu só posso me ofender se eu não me conhecer. Todas as pessoas que são éticas têm amigos. Todas as pessoas que não são éticas têm cúmplices. Os canalhas se entretemem e as pessoas honestas têm afetos. E esse é o grande prêmio da honestidade.” Leandro Karnal

"Vítima não tem compromisso com a própria vida nem com a mudança do mundo." Rossandro Klinjey

"Suffering is the price of greatness". Robin Sharma

"We live on a tiny planet in a galaxy with trillions of other planets. We’re brothers and sisters on a little planet". 💖 Robin Sharma

"Você pode fazer qualquer coisa, mas não tudo." David Allen

"Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança." Stephen Hawking

"O homem é um aprendiz; a dor, sua mestra." Alfred De Musset

"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre." Charles Chaplin

"Tente mover o mundo — o primeiro passo será mover a si mesmo." Platão


"Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como o corpo que não come." Victor Hugo

“A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”. Darcy Ribeiro

“A arte pertur
ba os satisfeitos e satisfaz os perturbados” - Witold Gombrowicz

"Todos os dias, faça algo que vai aproximar você de um amanhã melhor." Doug Firebaugh


"Num mundo de dores e boletos pra pagar, usar o conhecimento disponível online para sofrer mais um pouquinho requer um tanto de coragem. Assim como abraçar propósitos que, muitas vezes, não te abraçam de volta."
Gladis Vivane

"Eu creio que seja impossível um animal de vida miserável produzir alimento que seja benéfico pra quem consome." Ailin Aleixo
Daqui https://goo.gl/Et23xh

"Não se pode ser um ambientalista e comer produtos de origem animal. Ponto."
Howard Lyman

"Fazer silêncio consiste em criar condições para o florescimento da vida interior."
Padre Fábio de Melo

"Só existe desordem na nossa vida. Porque nós somos espíritos imperfeitos em evolução. Nas coisas de Deus não existe desordem. Está tudo ordenado nos planos que são divinos. Quando acontece coisa atrapalhada é porque nós interferimos. E, quando nós interferimos e atrapalhamos, somos obrigados pela lei de justiça a reparar, a reharmonizar."
Haroldo Dutra Dias

"Seu corpo é sua ferramenta para realizar tudo o que você deseja enquanto estiver vivo. Mas, infelizmente, muitas pessoas não aprendem ou nunca tiveram interesse em saber como o corpo funciona e o que podem fazer para otimizar seu funcionamento."
Dr. Eric Slywitch

"O que pode ser medido pode ser melhorado." Peter Drucker

“Quando a dieta está errada a medicina é inútil, quando a dieta é correta a medicina é desnecessária.”
Provérbio Ayurvédico

"Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço; servi e vi que o serviço era alegria." Rabindranath Tagore

"Que todo trabalho seja digno, que todo ofício seja útil, independentemente do gênero ou da complexidade. Somos todos interdependentes, e cada serviço - voluntário ou remunerado - repercute no equilíbrio do Todo." André Trigueiro

"Nos tornamos prontos para a entrega espiritual quando estamos suficientemente cansados do mundo. Chega um momento em que nada mais interessa e tudo o que você conquistou no mundo não te preenche mais, embora você reconheça o valor disso. Quando mais nada te interessa no mundo você está pronto para a renúncia."
Sri Prem Baba

"Estamos transitando do egoísmo para o altruísmo, do eu para o nós. Durante uma fase da jornada, tudo que você faz é somente para realizar seus desejos e cristalizar o ego. Até que esse jeito de fazer as coisas não faz mais sentido e você começa a se abrir para o verdadeiro altruísmo, aquele que vai além da máscara do caridoso. É quando você se coloca à serviço de verdade e doa seus dons e talentos para a realização do propósito maior."
Sri Prem Baba

“Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta.”
Carl Jung

“Se você pensa que é iluminado, experimente passar um final de semana com a sua família.” Ram Dass

"À medida em que busca saber quem é você - antes desse nome, antes dessa história e dessa forma – inevitavelmente você se move em direção a autorrealização, que é o reencontro com a sua verdadeira identidade, que é espiritual e está muito além do corpo."
Sri Prem Baba

"Quando as pessoas buscam pela paz, é importante que elas reconheçam que a paz que elas buscam para si mesmas deve ser a paz que elas podem desejar também para todos os outros. Quando isso não acontece, o que cultivamos se torna absolutamente insustentável. (...) Se a paz e a alegria que buscamos para nós mesmos depender do sofrimento de outros, também cultivamos sentimentos insustentáveis." Lucas Alvarenga
http://arevolucaomoral.com.br/notas/nossa-empatia-e-os-mais-vulneraveis/

"Eu sou um dos 7 bilhões de seres humanos vivos hoje. Cada um de nós tem a responsabilidade de pensar na humanidade e no bem do mundo porque isso afeta nosso próprio futuro. Não nascemos neste planeta neste momento para criar problemas, mas para promover algum benefício." Dalai Lama

"Só empresas de tecnologia e traficantes de drogas chamam seus clientes de usuários." Golden Krishna

"Não tente. Faça. Ou não faça. Não existe tentar."
Yoda

"Há quem passe pelo bosque e só veja lenha pra fogueira." Leon Tolstoi

“Já que se come carne, é preciso ver como se matam os bois.” Tolstói

“A violência gera violência, como se sabe; mas também gera lucros para a indústria da violência, que a vende como espetáculo e a converte em objeto de consumo.” Eduardo Galeano

"A denúncia é necessária, mas a atitude é imprescindível." Eugênio Mussak

"Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente." Jiddu Krishnamurti

"O diálogo como hábito nos é roubado diariamente. A tarefa filosófica de nossa época implica devolvê-lo às pessoas." Marcia Tiburi

"Uma coisa é conhecer o problema; outra, é ter consciência do problema. A consciência exige um passo a mais. Exige atitude revolucionária e radical. Ou mudamos radicalmente ou plantaremos um futuro cada vez pior para as gerações que virão." Altair Sales Barbosa

"O consumo em geral se baseia em prazer, e não em pensar. Em geral, o que faz você pensar, o que te provoca, não está ali para te dar prazer fácil. Pensar muitas vezes evita o consumo. O consumo não existe para te dar trabalho, mas para te oferecer anestesia. Anestesia é eliminar do mundo as contradições e deixar só o que me dá prazer. Anestesia é só dar risada e não pensar. É encarar a baixa autoestima comprando um carro caro. O problema é que o dono da indústria enriquece e sua autoestima segue no limbo." Nanna de Castro

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." Albert Schweitzer

"Uma grande libertação é podermos usar nossos dons e talentos a serviço de algo que tire sorrisos de nosso rosto, que nos faça felizes e que resulte em mais vida e luz para tudo o que está ao nosso redor." Sri Prem Baba

"A incerteza dos nossos tempos não é motivo para ter certeza sobre desesperança". Vandana Shiva

"Na verdade o que estamos vivendo não é uma crise, porque uma crise é algo passageiro. O que estamos vivendo não é passageiro. Trata-se de uma mudança de eixo na nossa forma de viver. Temos que encontrar uma nova forma de viver. Temos que nos reinventar em absolutamente todos os sentidos."
(Sri Prem Baba)

"As pessoas querem a mudança, mas, muitas vezes, não estão interessadas em mudar. Ela envolve esforço. Existe uma banalização nos consumindo, ela tem a nossa cara, ela move os nossos desejos, ela se alimenta das nossas relações. Ela é uma violência camuflada por detrás deste consumo por conforto, e mesmo por bem-estar, numa grande compensação prazerosa que nos aliena do trabalho que significa ser você e viver."
(Mauro Buhler)

"O que devemos fazer é obedecer à lei maior. E há dois conjuntos de lei maior. Uma lei vem da Terra. As leis de Gaia, as leis da diversidade, as leis que devemos proteger a Terra, todos os seus recursos e seus dons. E tudo o que se interpuser entre nosso dever com a Terra não deve ter a nossa cooperação. Esta é a lei maior que devemos obedecer.
A segunda é o conjunto de leis que vem dos direitos humanos, da democracia, de nossas constituições. E qualquer lei que interfira em sermos humanos, em sermos totalmente livres e independentes, também não deve ter a nossa cooperação."
Vandana Shiva

"O que é ser sábio? É dar às coisas o valor que elas têm.
Leandro Karnal

Não ler é uma praga
Leandro Karnal

“A maior parte das informações gasta o seu tempo, é negativa, irrelevante para os seus objetivos e fora do seu âmbito de influência”. Tim Ferris

"Há gente boa no mundo. Mesmo que os jornais anunciem tantos ladrões, eles ainda são poucos. A maioria é correta e não dá manchete. Não vamos cair na bobagem de pensar que nada presta. Chega de reclamar. Se há espaço reservado ao fracasso, há outro aberto ao sucesso. Abra o coração. Ajude os outros. Confie, pois éamando que se é amado.''
Monja Coen

"Supervalorizar uma minoria de intelectuais, artistas, políticos e empresários pode ser tão traumático quanto discriminar. Quando discriminamos os outros, nós os diminuímos. Quando os supervalorizamos, diminuímos a nós mesmos. Respeitar e tomar algumas pessoas como modelo é saudável. Superdimensioná-las é doentio, bloqueia nossa inteligência e liberdade." Augusto Cury

"Se o mal é contagioso, o bem também é. Deixemo-nos contagiar pelo bem e espalhemos o bem!"
Papa Francisco

"A ciência diz que não se pode ajudar as crianças sem ajudar os adultos que cuidam delas. Crianças não são ajudadas por programas, mas por pessoas. E mesmo para pessoas que dizem: "eu cuido bem dos meus filhos. Eu dou duro, as coisas não vêm fácil, mas estou cuidando bem deles. Não é justo me pedir para me responsabilizar pelo que os outros não fazem pelos filhos. Estou preocupado com os meus", a resposta é: "a vida dos seus filhos, quando crescerem, será mais fácil ou difícil com base em quantas pessoas da idade deles estão contribuindo ou são um peso para a sociedade. Se quiser um belo futuro para seus filhos e netos, torça para que os outros da idade deles sejam cidadãos educados, economicamente ativos e responsáveis.
No fim das contas, esse é um problema social, porque as consequências de não prover o que as crianças precisam são muito custosas à sociedade."
Jack Shonkoff

"O recurso natural mais ameaçado pela poluição e pela destruição da natureza não é qualquer planta ou animal, nem mesmo o oceano, mas o próprio homem." Ward e Dubos. Do livro A degradação do meio ambiente de Luiz Roberto Tommasi

"Precisamos apoiar os líderes ao redor do mundo que falam pela humanidade e não pelos grandes grupos industriais". Leonardo DiCaprio

"Se, no momento de nascer, o homem possuísse, além da inteligência, o dom da antevisão, e pudesse prever o seu próprio destino, aceitaria ele a vida?" Paulo Rónai sobre o livro de Madách Imre A tragédia do homem.

Comparison is the thief of all happiness.

"Coexistir é mais importante que conviver." Fernanda Montenegro

"É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar." dO Pequeno Príncipe

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invísível aos olhos." dO Pequeno Príncipe

"Cativar é criar laços. Se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." dO Pequeno Príncipe

"Afeto e conhecimento: se você guardar, você perde." Mario Sérgio Cortella

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim." Chico Xavier

"After the final 'no' there comes a 'yes', and on that 'yes' the future world depends." Wallace Stevens

"A única coisa tão inevitável quanto a morte é a vida." Charlie Chaplin

"Quem não sabe julgar o que merece crédito e o que merece ser esquecido presta atenção ao que não tem importância e se esquece do essencial." Buda

"O conhecimento não ocupa espaço. Só nos falta vontade de pensar, comunicar e desligar a TV por um tempo." Allan Percy

"É preciso sentir novamente que precisamos uns dos outros, que temos uma responsabilidade para com os outros e o mundo, que vale a pena sermos bons e honestos." Papa Francisco

"A guerra deve ser em função da paz, a atividade em função do ócio, as coisas necessárias e úteis em função das belas". Aristóteles

“Diga-me, que eu esqueço. Mostre-me que eu lembrarei. Deixe-me agir e eu entenderei.” Confúcio

"Facts do not cease to exist because they are ignored." Aldous Huxley

"Quero entrar nesse covil das pessoas elegantes com suas ideias velhas, presunçosas, e enlouquecê-las." Nina Simone

"Aprendi, através da experiência amarga, que nossa ira controlada transforma-se em uma força capaz de mover o mundo." Mahatma Gandhi

"O pensar é para o homem o que é voar para os pássaros." Albert Einstein

"Profundamente, se tivesse garantias de que não pecava, ia fazer o que gosto, isto é, nada. Mas um nada muito produtivo." Adélia Prado

"A humanidade precisará de uma nova forma de pensar se quiser sobreviver." Albert Einstein

"As pessoas são um pouco como vinho, algumas vão azedando ao envelhecer e outras vão ficando cada vez melhor." Fernando Meirelles

"As redes sociais dão espaço para uma legião de imbecis manifestarem opiniões desnecessárias." Umberto Eco