Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Filme Expresso do Amanhã


Hoje à tarde fui ao cinema assistir com o Leo e um casal de amigos o filme "Expresso do Amanhã" (Snowpiercer). Queríamos ir ao cinema à tarde e, dos filmes que estão passando em Bauru, esse foi o que mais me interessou dentre todos, e chamou a minha atenção por abordar o tema da mudança climática. Sugeri, todos toparam, então fomos.

O filme se passa em 2031 dentro de um trem. Em 2014, devido ao aquecimento global, os governos de diversos países decidiram dispersar por toda a Terra uma substância química chamada CW7 para diminuir a temperatura, mas o efeito foi o congelamento de todo o planeta. Um visionário chamado Wilford "previu" isso e, antes da catástrofe, construiu uma locomotiva gigante, poderosa e impenetrável e lá dentro ficaram vivendo os últimos sobreviventes do planeta. Wilford é o cara que comanda o trem e o mantém funcionando, tanto andando sem parar pelos trilhos que percorrem várias partes do planeta, como mantendo a população do trem viva, com suprimentos e água. Mas, como acontece hoje, há os que vivem bem dentro do trem, comendo do bom e do melhor, com acesso à diversão (os que vivem nos vagões da frente), e os que vivem muito mal nos vagões do fundo, há 17 anos comendo uma "barra de proteína" fornecida pelos que estão acima, sem tomar banho e dormindo praticamente amontoados. Acho que já dá pra imaginar o que acontece... O pessoal do fundo se cansa de viver desse jeito e começa a ir pra frente do trem, pra tentar assumir o controle do trem e mudar a situação. Mas é claro que há muito mais por trás dessa história...


Eu gostei bastante do filme, pois achei que ele abordou um tema que é muito importante (mudança climática) e, apesar de muitas pessoas acharem uma história meio irreal e forçada (pelo que li por aí é meio que um filme do tipo amei ou odiei), eu o entendi como uma metáfora do planeta Terra e da humanidade. Durante o filme, alguns personagens realmente falaram coisas muito importantes como o controle populacional não só dos humanos, mas também de outras espécies, e de como o equilíbrio é importante para a continuidade da vida do planeta. (E, além do clima, o filme também aborda claramente a questão da desigualdade social.)


Eu tenho assistido a vários documentários sobre a mudança climática e sobre como a Terra está com uma população muito acima do que ela pode sustentar com seus recursos naturais, então o filme fez total sentido pra mim, e o achei essencial.



Mas senti ao sair do cinema que as pessoas não compraram a história e fiquei pensando no porquê disso. Talvez as pessoas realmente não acreditem que a questão climática é digna de tanta preocupação e que o filme é muito alarmista, como vários outros desse tipo. Ou talvez não consigam abstrair a mensagem que há por trás da ficção. Porque, realmente, se você for pensar que um trem está andando sem parar há 18 anos pelo gelo congelante, os trilhos continuam perfeitos, o trem não dá defeito, a população rica do trem come carne, mas onde está o gado?, você vai dizer "que mentira esse filme!". Mas, na minha humilde opinião, e foi como eu assisti, temos que ver que isso é um filme, a licença poética tem que ser considerada, e temos que abstrair a mensagem por trás da história.


Portanto, se você decidir ir assistir a esse filme, antes de assisti-lo, abra sua mente e seu coração, e esteja aberto para ver a mensagem do filme, e não só o que está encancarado. Esteja preparado para umas cenas bem violentas também, que, de novo, na minha opinião, cabiam, e aproveite as atuações excelentes dos atores, a fotografia do filme e o cenário de filmagem bem diferente do que estamos habituados, afinal a história toda se passa em vagões de trens.


Mais resenhas de gente que gostou do filme:

Por que Expresso do Amanhã merece sua atenção

Resenha

Expresso do Amanhã mostra a necessidade de uma cota para filmes incríveis!

Crítica | Expresso do Amanhã (Snowpiercer, 2013)

Expresso do Amanhã – Uma grata surpresa de médio orçamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com respeito e educação!
Comentários desrespeitosos não serão publicados. ;-)