Páginas

sábado, 16 de janeiro de 2016

12 leis para uma vida melhor


Li essas leis aqui e achei todas muito boas e válidas para levarmos uma vida mais leve. Publiquei aqui para sempre poder ler e refrescar a memória.

12 LEIS PARA UMA VIDA MELHOR

1.ª – A GRANDE LEI
Colhemos o que plantamos. É a lei da causa e do efeito. O que quer que façamos no universo nos volta.

2.ª – LEI DA CRIAÇÃO
A vida não apenas acontece, ela requer nossa participação. Estamos ligados ao Universo dentro e fora de nós mesmos. Tudo o que nos cerca nos dá indícios de nosso estado interior. Temos que fazer em nós o que queremos em nossa Vida.

3.ª – LEI DA HUMILDADE
O que nos recusamos a aceitar continua a existir em nós. O mundo espelha nossos traços.

4.ª – LEI DO CRESCIMENTO
Onde formos, lá estaremos. Para crescermos no espírito, somos nós que devemos mudar, não as outras pessoas, ou lugares ou as coisas em torno de nós.

5.ª – LEI DA RESPONSABILIDADE
Sempre que algo está errado, existe algo errado em nós. Nós espelhamos o que nos cerca e o que nos cerca se espelha em nós. Devemos fazer um exame da responsabilidade do que ocorre em nossa vida.

6.ª – A LEI DA CONEXÃO
Mesmo que algo pareça desconectado, é importante entender que no Universo tudo está conectado. Cada etapa conduz à etapa seguinte e assim por diante. Passado, presente e futuro, todos estão conectados

7.ª – LEI DO FOCO
Não podemos pensar duas coisas ao mesmo tempo. Quando nosso foco está em valores espirituais é impossível ter pensamentos baixos de mágoas ou de raiva.

8.ª – LEI DA DOAÇÃO
Se acreditamos que algo é verdade, seremos chamados para demonstrar essa verdade. É nesse momento que podemos colocar o que dizemos e aprendemos na prática.

9.ª – A LEI DO AQUI E AGORA
Quando olhamos para trás para examinar o que passou, ficamos impedidos de olhar para o aqui e agora. Pensamentos velhos, padrões antigos, sonhos velhos…tudo isso impede que tenhamos novos pensamentos, novos padrões e novos sonhos.

10.ª – A LEI DA MUDANÇA
A história se repete até aprendermos as lições que necessitamos para mudar nosso trajeto.

11.ª – LEI DA PACIÊNCIA E DA RECOMPENSA
Todas as recompensas requerem trabalho inicial. Recompensas de valor duradouro requerem labuta paciente e persistente.

12.ª – LEI DO SIGNIFICADO E DA INSPIRAÇÃO
O valor de algo é o resultado direto da energia e intenção colocadas nele. Cada contribuição pessoal é também uma contribuição ao todo. A inspiração amorosa fornece uma contribuição ascendente e inspira o Todo.

Projeto Fruto Urbano de Bauru e Caminho do Bem de Duartina plantaram mais 140 árvores em Duartina


No 3º plantio coletivo realizado pelo projeto Fruto Urbano em parceria com o Caminho do Bem na Vila Salomão Sabbag, no entorno do campo de futebol, em 29/11/2015 em Duartina, SP, plantamos 140 mudas! As mudas foram compradas e doadas pelos voluntários que participaram. Alguns voluntários levaram 10 mudas, outros até 30! Amamos nossos voluntários! :)

Nesse dia especial para Duartina contamos com a presença da TV Record Paulista local, que entrevistou os irmãos idealizadores do projeto de Bauru, Miguel e Khalil Axcar, e os coordenadores do núcleo autônomo do Fruto Urbano em Duartina, Ana Paula e seu marido Leonardo Viegas. Além da TV Record local, também esteve presente o Ricardo Barreiros do portal de Duartina Nobre Cidade, que gravou uma entrevista e vídeo para seu portal no Facebook. Confira tudo abaixo e saiba sobre os plantios anteriores aqui e aqui.



Atitudes que mudam o mundo
Neste domingo, 29/11 aconteceu um grande plantio de arvores na Popular Velha em Duartina, uma ação do #frutourbano e #caminhodobem. São atitudes como esta que mudam o mundo. Assista e compartilhe.
Publicado por Nobre Cidade em Domingo, 29 de novembro de 2015


Venha plantar com a gente no próximo plantio coletivo!








 




  




















TV Record Paulista presente no plantio!

Vídeo da TV Record gravado da TV por um voluntário do Fruto Urbano
(a Record Paulista não disponibiliza as matérias na Internet) 



Fotos: Fruto Urbano
Vídeos: Nobre Cidade e TV Record Paulista

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Por que diminuir o uso de sacolas plásticas


Por serem leves, os sacos e sacolas plásticas voam com o vento, indo parar em árvores, arbustos, fios de alta tensão, gramados, beiras de estrada, rios, lagos, oceanos – ou seja, acabam poluindo as cidades e a natureza. 

Muitas sacolas plásticas acabam em bueiros nas cidades, agravando o problema das enchentes, pois impedem a drenagem das águas das chuvas. Sacos plásticos abandonados também são depósito de água das chuvas e podem ajudar na proliferação do mosquito da dengue. 

Os sacos e sacolas que chegam até a natureza são confundidos com comida por animais, que as ingerem e morrem engasgados – tartarugas marinhas confundem as sacolas plásticas com águas-vivas. Outros animais menores morrem ao se enroscarem no plástico. Na Índia, centenas de vacas morrem por ano ao ingerirem sacos plásticos com restos de alimentos. 



Estima-se que mais de 100 mil mamíferos e pássaros morram por ano devido à ingestão de sacos plásticos, e sequer temos ideia de quantos peixes. O plástico leva centenas de anos para se degradar, então não é demais pensar que uma mesma sacolinha possa matar mais de um animal durante sua permanência na natureza. 

De alguma forma, também a produção de sacolas plásticas dá a sua contribuição para o aquecimento global, porque os processos de refino do petróleo e fabricação das sacolas consomem energia, água e liberam efluentes e emitem gases poluentes. 100 milhões de sacolas plásticas precisam de 1,5 milhão de litros de petróleo para serem produzidas e causam a emissão de 4,2 mil toneladas de CO2. 


Mas como substituir a sacola plástica?

É possível diminuir o uso das sacolas plásticas, algumas atitudes podem ajudar e muito nessa conquista:

- Leve sua própria sacola na hora das compras. Não importa se a quantidade não é suficiente, pelo menos boa parte das sacolas destinadas a isso não serão utilizadas.
- Use ecobags ou sacolas de feira. Elas são feitas de matérias resistentes e podem ser utilizadas por muito tempo.
- Se precisar transportar um grande número 
de compras, opte pelo uso das caixas de papelão.

Como reutilizar a sacola plástica?

A forma mais comum de reutilização é como sacos de lixo residencial. Mas elas também podem servir como uma série de outras coisas:

- Use as sacolas como um protetor de objetos antes de guardá-los.
- Procure manter um estoque dentro da bolsa – elas poderão ser úteis nas mais variadas situações, inclusive na hora de voltar ao supermercado.
- Reutilize para apanhar dejetos do seu animal de estimação.
- Na hora de proteger objetos frágeis durante uma mudança, por exemplo, amasse-as em pequenas bolas e use-as como proteção na hora de transportar.
- Use-as como luvas, na hora da limpeza, por exemplo.
- Quando planejar projetos artísticos ou trabalhos escolares que envolvam tinta ou cola, estenda as sacolas sobre a mesa, facilitando a limpeza final.

Essas são apenas algumas ideias. Seja criativx e encontre uma forma de uso que atenda as suas necessidades. E, sempre que possível, use sacolas reutilizáveis na hora das suas compras.



Opções de sacolas para substituir as de plástico

- Sacolas retornáveis: são de tecidos, como bolsas, em geral grandes e servem para carregar muitas compras. Mercados e lojas já vendem e modelos bonitos são o que não faltam.

- Sacolas recicladas: são feitas com materiais como os da Caixinha de Leite Tetra Pak. Além de recicladas, essas bolsas têm propriedades térmicas.

- Sacolas biodegradáveis: são uma opção de sacolas plásticas, porém desenvolvidas com novas tecnologias que as tornam oxibiodegradáveis. Alguns estados ainda vetam essa modalidade porque as sacolas necessitariam de aditivos químicos que também teriam impactos ambientais.



E aí, bora adotar essa prática? 

Fontes:
www.sacoeumsaco.gov.br
www.semsacolaplastica.com.br
http://ecoargoiania.blogspot.com.br/2013/08/10-evite-sacolas-plasticas-50atitudes.html
http://not1.xpg.uol.com.br/sacolas-sustentaveis-retornaveis-e-ecologicas-comprar