Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Filme 1: "O Samurai" (1967)

Bar Owner: Who are you?
Jeff Costello: Doesn't matter.
Bar Owner: What do you want?
Jeff Costello: To kill you.
[shoots him

O Leo (meu marido, pra quem não sabe) copiou outro dia de um amigo do trabalho (o Miguel) uns 90 filmes e sugeriu que assistíssemos a todos eles em ordem alfabética quando desse. Topei. E ontem, quando estávamos assistindo ao segundo, falei que eu ia começar a escrever sobre cada filme assistido aqui no blog. Assim aproveito e atualizo esse espaço com algo interessante e útil. Não vou fazer uma crítica, porque não entendo nada de cinema. Só vou escrever como uma espectadora comum e mais mesmo para me servir de lembrança, porque eu não sei o que acontece que eu lembro que assisti a um filme, lembro que o filme foi bom, mas, depois de um tempo, detalhes dele simplesmente somem da minha memória. Então ficará aqui um registro aproximado do que achei. Vou começar com o primeiro filme que assistimos semana passada e no post seguinte falo do que vimos ontem.


O primeiro filme da lista foi "Le samouraï" ou "O samurai", um filme francês de 1967 estrelado por Alain Delon. Confesso que na hora que o Leo deu o play e vi que era francês já desanimei e achei que a ideia de assistir pela ordem alfabética não tinha sido boa, mas segui em frente. O filme começa e se passam vááááááários minutos até que alguém abre a boca e fala algo (além de mim, né, que falo durante o filme todo — como sempre reclama meu irmão André). Acho que o Leo comentou que eu "não tinha paciência mesmo" e daí acho que resolvi entrar no filme de cabeça e encarar a experiência como algo interessante.Ainda bem. Porque foi mesmo (fora o fato de eu ter dormido nos 5 minutos finais, que vi ontem).

O filme conta a história de Jeff Costello (Alain Delon), um assassino profissional que nunca é pego, mas que, após cometer um de seus assassinatos, é visto por testemunhas e começa a ser investigado pela polícia. Não vou ficar dando detalhes, então quem quiser ler mais no imdb sobre o filme, clique aqui.

Minhas impressões: gostei da música do filme, cheia de jazz e do clima noir. Acho que as melhores e mais marcantes cenas para mim foram quando Jeff entrava em uns carros para roubá-los. Não existia ligação direta naquela época? Achei bem engraçado o cara andar com um molho de chaves e ir testando uma por uma até o carro dar a partida. O lance do passarinho na gaiola e o apartamento cinza dele dão um clima bem deprê e solitário ao filme também. E o final foi bem interessante também. Dá pra entender bem o que o personagem estava sentindo. Achei uma resenha bem interessante desse filme neste link e concordo. Enfim, se você está cansado desses filmes hollywoodianos, em que o que mais importa é a bilheteria, assista! Mas, se não está cansado, assista também. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com respeito e educação!
Comentários desrespeitosos não serão publicados. ;-)